Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso recebe financiamento para segurança alimentar

Ouagadougou- Burkina Faso (PANA) -- A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) obteve a adesão das autoridades burkinabes e o apoio financeiro da União Europeia para começar o seu Plano de Emergência para a Realização da Segurança Alimentar no Burkina Faso, soube domingo a PANA em Ouagadougou, a capital.
Avaliado em 18 milhões de euros, o projecto permitirá construir um sistema viável de multiplicação e certificação das sementes adaptadas ao contexto local.
Ele vai durar 27 meses e permitirá melhorar a qualidade das sementes utilizadas e organizar o circuito de distribuição.
Segundo estimativas, cerca de metada da população burkinabe (seis milhões de pessoas) beneficiará das vantagens do projecto.
O ministro encarregue da Agricultura, Laurent Sédago, assinou os documentos e disse estar convencido de que sem disponibilidade de sementes adaptadas "é evidente que todos os nossos esforços vão permanecer vãos no domínio da agricultura".
Este projecto é uma contribuição da FAO e da União Europeia para a realização do Plano de Emergência Alimentar do Governo burkinabe, adoptado depois da crise alimentar que afectou o país em 2008.
O Japão financia um projecto similar baptizado Projecto de Desenvolvimento das Sementes Melhoradas (PDSA), estimado em um bilião e 500 milhões de francos CFA (um dólar americano equivale a cerca de 500 francos CFA).