Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso instala plataforma G-cloud para melhorar negócios no país

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A Agência Nacional de Promoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (ANPTIC) procederá quinta-feira próxima, em Ouagadougou, ao lançamento oficial das obras de instalação duma infraestrutura informática, G-cloud, a favor da administração, das empresas e dos cidadãos.

Sob o alto patrocínio do primeiro-ministro burkinabe, Yacouba Isaac Zida, o G-cloud, estimado em 36 biliões de francos CFA (mais de 62 milhões de dólares americanos), representa uma inovação tecnológica que constitui, segundo o Governo, uma fonte de redução dos gastos, de ganho em termos de rapidez e flexibilidade, bem como de eficácia.

Trata-se de aproveitar, segundo as novas autoridades burkinabes, das enormes oportunidades que oferecem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para impulsar o desenvolvimento e melhorar as condições de vida das populações.

O financiamento deste projeto inovador é garantido pelo Governo burkinabe, com o apoio do Reino da Dinamarca, através de DANIDA e de Nordia Bank, soube a mesma fonte.

As obras de realização, duma duração de 27 meses, serão executadas pela empresa ALCATEL-LUCENT sob a supervisão da Agência Nacional de Promoção das TIC (ANPTIC) que inaugura, por esta ocasião, a sua sede da Avenida França-África.

-0- PANA NDT/SSB/FK/DD 15set2015