Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso inicia aprovação de candidaturas às eleições presidenciais

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA)  - A Comissão de Validação de Candidaturas às Eleições Presidenciais no Burkina Faso iniciou esta terça-feira os seus trabalhos, soube-se de fonte oficial.

Em sessão plenária e na presença de todos os candidatos ou dos seus representantes, esta comissão está “encarregada de garantir a presença efetiva dos documentos requeridos para os processos de candidatura e  a sua validade”, indica a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

Os trabalhos da comissão terminam a 7 de outubro corrente e  a publicação da lista provisória dos candidatos às eleições presidenciais acontece a 10 do mesmo mês.

No total, 23 processos de candidatura às eleições presidenciais de 22 de novembro próximo, no Burkina Faso, dos  quais três apresentados por mulheres,  foram recebidos pela CENI entre 28 de setembro e 2 de outubro últimos.

O Presidente cessante, Roch Marc Christian Kaboré, o líder da oposição burkinabe, Zéphirin Diabré, de 61 anos de idade, que ocupou a segunda posição das eleições em 2015, Eddie Komboïgo, de 56 anos, do Congresso para a Democracia e Progresso (CDP)  são os principais candidatos.

Entre os candidatos figuram igualmente o antigo primeiro-ministro (1996-2000) sob o  regime de Blaise Compaoré, Kadré Désiré Ouédraogo, de  67 anos de idade, Gilbert Noël Ouédraogo, de 58 anos, sob a bandeira da Aliança para a Democracia e Federação /Mobilização Democrática Africana  (ADF-RDA) e Tahirou Barry, de 45 anos, que se posicionou em 2015 no terceiro lugar .

As três mulheres são Yeli Monique Kam do Movimento para a Renascença do Burkina Faso (MRB),  a docente-investigadora Justine Coulidiati e Korotimi Goretti.

Vários candidatos desconhecidos do grande público deposiatram os seus processos, mas não conseguiram pagar a caução de 25 milhões de francos CFA ou não  puderam mobilizar as assinaturas exigidas.

No total, seis milhões 492 mil  868 eleitores irão a 22 de novembro próximo às urnas para eleger o Presidente da República do Burkina Faso.

-0- PANA TNDD/JSG/FK/IZ  6out2020