Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso imuniza sete milhões de crianças contra poliomielite

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Burkina Faso vai imunizar quase sete milhões de crianças contra a poliomielite durante a segunda fase da campanha de vacinação contra esta doença paralisante lançada a 3 de outubro último, soube-se esta segunda-feira junto do Ministério da Saúde.

O objetivo desta campanha, dum custo global de um bilião e 500 milhões de francos CFA
(mais de dois milhões e 577 mil dólares americanos) e segunda do género desde o início do ano, é vacinar cerca sete milhões de petizes de zero a 59 meses de idade em todo o território nacional, indicou o diretor da Prevenção para as Vacinações, Sylvain Zéba.

A 17 de agosto último, a Comissão Regional de Certificação constatou que, desde 25 de setembro de 2009, o Burkina Faso já não registou casos de poliomielite, e certificou o país como estando « livre » da circulação do poliovírus selvagem.

O Governo burkinabe, que se regojizou com esta « proeza », sublinhou que os esforços das autoridades sanitárias foram constantes e em alta com o Programa Alargado de Vacinação (PAV), criado a partir de 1975.

Segundo o Ministério da Saúde, o Burkina observa uma regressão das grandes doenças transmissíveis mortais.

« A varíola e o tétano materno e neonatal foram eliminados, enquanto o sarampo está em via de ser erradicado », indicou-se.

-0- PANA NDT/JSG/FK/IZ 05out2015