Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso felicita Jonathan por reconhecer derrota nas presidenciais nigerianas

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo burkinabe felicitou quinta-feira o Presidente cessante nigeriano, Goodluck Jonathan, por ter aceite a sua derrota nas eleições presidenciais de sábado passado ganhas pelo candidato da oposição, o general reformado Muhammadu Buhari.

Num comunicado enviado quinta-feira à PANA, o Governo de transição do Burkina Faso felicita o Presidente Muhammadu Buhari e saúda a sabedoria do Presidente Goodluck Jonathan por ter reconhecido a vitória do seu opositor.

As autoridades burkinabes notaram que nunca um chefe de Estado eleito tinha consentido a alternância em toda a história da Nigéria.

Segundo as novas autoridades do Burkina Faso, "esta energia e este desejo defendidos pelos eleitores nigerianos de pesar nas escolhas da nação dão igualmente às democracias uma lição de esperança".

"Esta alternância é igualmente o sinal da sede dos Africanos de ver os seus líderes prestar finalmente contas", acrescentou o comunicado do Governo burkinabe, que saúda as eleições "históricas" que anunciam a alternância e constituem um momento decisivo na história política da Nigéria que faz face a um "fundamentalismo religioso".

-0- PANA NDT/JSG/MAR/TON 02abril2015