Burkina Faso diz querer "franca colaboração" com ONU
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso insiste na necessidade, para as Nações Unidas, de instaurar uma franca colaboração com as autoridades nacionais, a fim de se evitar atos suscetíveis de manchar a imagem do país, soube a PANA de fonte oficial.
A informação consta de um comunicado publicado esta quarta-feira, na sequência de um encontro ocorrido nos dois dias anteriores, em Ouagadougou, entre autoridades burkinabes e uma delegação das Nações Unidas.
“A posição do Burkina Faso continuará como tal, caso a imagem do nosso país seja afetada através de documentos que não correspondam à realidade. Mas continuamos abertos ao diálogo e cooperação, desde que as preocupações e prioridades do Governo sejam respeitadas”, declarou o ministro burkinabe dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Burkinabes no Estrangeiro, Jean marie Karamoko Traoré, citado na nota.
Por sua vez, a delegação onusina, chefiada por Yacoub Ali El-Hillo disse ter tomado boa nota das expetativas do Governo burkinabe.
Comprometeu-se, doravante, a identificar com as autoridades burkinabes melhores abordagens e mecanismos de trabalho, reforçando no entanto a transparência do Sistema das Nações Unidas através de uma implicação dos atores nacionais e tendo em conta as prioridades do Governo, segundo a mesma fonte.
“Trabalharemos de mãos dadas com o Governo a fim de identificarmos as vias e meios de um trabalho conjunto, a montante, com as instituições nacionais, nomeadamente no tocante aos próximos relatórios”, disse Yacoub Ali El-Hillo, frisando que as Nações Unidas respeitam a soberania do Governo burkinabe nas suas tomadas de decisões.
Esta visita da delegação onusina segue-se à expulsão do Burkina Faso, a 18 de agosto corrente, da coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas no mesmo pais, Carol Flore-Smereczniak, pela sua “responsabilidade” na elaboração de um relatório achado “mentiroso” pelas autoridades burkinabes.
A 23 de dezembro de 2022, o Governo burkinabe tratou da mesma maneira Barbara Manzi, a antecessora desta última.
-0- PANA TNDD/IS/DD 27agosto2025

