Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso decreta recolher obrigatório no Sahel

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Governo do Burkina Faso decretou um recolher obrigatório de 45 dias, no Sahel burkinabe, na sequência do recrudescimento de ataques terroristas nesta zona do país que faz fronteira com o Mali e o Níger.

Um comunicado assinado pelo governador da região do Sahel, coronel-major Salfo Kaboré, sublinha que o recolher obrigatório vai de 21 de outubro corrente a 4 de dezembro de 2019.

As populações ficam assim submetidas a uma medida de restrição que vai das 20:00 horas às 05:00 horas locais.

A nota acrescenta que a circulação dos veículos de tipo triciclos e de duas rodas  de alta cilindrada está proibida, entre 19:00 horas e 05:00 horas, nas províncias do Soum, do Oudalan e do Séno.

Sábado, um recolher obrigatório foi instaurado, na província do Loroum, no norte do país. A situação de segurança degrada-se cada dia no Burkina Faso com a multiplicação dos ataques terroristas.

Mais de 500 pessoas foram mortas nesses ataques desde 2015. Sexta-feira pelo menos 15 pessoas foram mortas numa mesquita por presumíveis terroristas, no Sahel burkinabe.

O Presidente burkinabe instou, segunda-feira, as populações a unirem-se para conter o terrorismo, sublinhando que os ataques contra as comunidades religiosas visam dividir os Burkinabes.

-0- PANA TNDD/IS/MAR/IZ 14out2019