Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso decreta 3 dias de luto nacional em honra a mártires do golpe de Estado frustrado

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Presidente interino do Burkina Faso, Michel Kafando, decretou três dias de luto nacional a partir de 9 de outubro de 2015, data da inumação das vítimas do golpe de Estado frustrado de 16 de setembro último, soube-se sexta-feira de fonte oficial em Ouagadougou, a capital burkinabe.

O Burkina Faso prestou esta sexta-feira homenagem a 10 dos 14 mártires do golpe de Estado antes de os transportar para o cemitério.

Milhares de Burkinabes, autoridades políticas, religiosas, tradicionais e militares, organizações da sociedade civil, bem como parentes das vítimas, reuniram-se na Praça da Nação, epicentro dos dias insurrecionais que destituíram o Presidente Blaise Compaoré do poder em outubro de 2014, para prestar uma homenagem aos mártires.

O Governo burkinabe prometeu esclarecer estes acontecimentos que fizeram no total 14 mortos e mais de 200 feridos.

O Regimento de Segurança Presidencial (RSP), autor do golpe de Estado frustrado, foi dissolvido e o seu líder, general Gilbert Diendéré, bem como o general da Gendarmaria Djibril Bassolé, estão detidos numa cadeia militar em Ouagadougou.

-0- PANA NDT/IS/FK/TON 9out2015