Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso concede liberdade provisória a suposto golpista

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O antigo ministro burkinabe dos Negócios Estrangeiros de Blaise Compaoré, general de Gendarmaria Djibril Bassolé, preso há dois anos por tentativa de golpe de Estado, em setembro de 2015, contra o regime de transição, beneficia desde terça-feira de uma liberdade provisória por razões de saúde, noticiou quarta-feira a imprensa local.

Segundo o diário estatal "Sidwaya", a Justiça militar concedeu a liberdade provisória ao general Djibril Bassolé na noite de terça-feira.

Fontes próximas da família do general confirmaram a informação, antes de precisar que uma delegação visitou quarta-feira a Prisão Correcional das Forças Armadas (MACA) para o acolher.

O general Bassolé é perseguido pela Justiça militar pela sua suposta implicação no golpe de Estado de setembro de 2015, o que é contestado pela defesa, que pediu, em vão, a sua liberdade provisória por razões de saúde.

O general Gilbert Diendéré, antigo homem de confiança de Blaise Compaoré e suposto cérebro do golpe de Estado bem como vários outros soldados continuam presos na prisão militar, enquanto a sua audiência de acusação foi adiada para 25 de outubro.
-0- PANA NDT/JSG/MAR 11out2017