Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso: Dois ataques contra posições do exército no Norte do país

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Duas pessoas morreram e seis outras ficaram feridas num ataque armado perpertado quina-feira à noite por indivíduos armados não identificados contra os postos de polícia de Sollé e de gendarmaria de Kongoussi, no norte do país, segundo fontes concordantes.

Dos dois mortos, um é uma mulher grávida e o é um homem, todos civis, nesta ofensiva ocorrida em Kongoussi, a 100 quilómetros ao centro-norte de Ouagadougou, onde o exército burkinabe afirmou ter "neutralizado" recentemente cerca de 200 terroristas, em dois dias.

Em Sollé, o edifício do comissariado de polícia ficou fortemente degradado, enquanto os atacantes fugiram em direção à fronteira com o Mali.

Diante do recrudescimento dos ataques terroristas, há algumas semanas, o Burkina Faso, que assumiu terça-feira última a presidência rotativa do G5 Sahel, intensificou, nas últimas horas, o combate ao terrorismo.

O novo chefe do Estado-Maior do Exército, Moise Miningou, anunciou a suspensão do destacamento dos oficiais das Forças Armadas Nacionais do Burkina Faso, como observadores militares e oficiais do Estado-Maior, em várias operações de manutenção da paz.

Lembrou por outro lado que "qualquer militar em missão operativa que abandonar a sua posição face ao inimigo será expulso dos efetivos do Exército".

-0- PANA NDT/DIM/DD 08fev2019