Agência Panafricana de Notícias

Bukina Faso e Estados Unidos assinam convenção sobre segurança pública

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Burkina Faso e os Estados Unidos assinaram segunda-feira última, em Ouagadougou, uma convenção no domínio da segurança, anuncia esta quarta-feira um comunicado oficial.

Segundo o embaixador dos Estados Unidos no Burkina Faso, Tulinabo Mushingi, citado no comunicado, esta convenção inscreve-se no quadro dos « 3D » (Diplomacia, Desenvolvimento e Defesa).

« A convenção no valor de dois biliões de dólares americanos está centrada na Polícia, na Gendarmaria e no domínio penitenciário e vai permitir às forças de segurança enquadrarem as populações preservando ao mesmo tempo os direitos humanos », indicou o diplomata norte-americano.

Do seu lado, o ministro burkinabe da Administração Territorial, Descentralização e Segurança Interna, Simon Compaoré, afirmou que esta convenção chega num momento oportuno, e que o seu pelouro está a implementar uma nova versão da Polícia de proximidade.

Segundo ele, em matéria de fornecimento de segurança, nunca existe abundância.

« Hoje a questão de segurança tornou-se numa expetativa forte para as populações. Por isso, este projeto vai permitir instaurar uma coesão entre as populações e as forças de segurança », indicou o governante burkinabe.

-0- PANA NDT/JSG/FK/DD 28set2016