Agência Panafricana de Notícias

Bruxelas acolhe reunião de conselho de associação Tunísia-União Europeia

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Uma reunião do Conselho de Associação Tunísia-União Europeia (UE) realizar-se-á a 15 de maio corrente em Bruxelas, soube-se quinta-feira de fonte oficial na referida cidade.

Por esta ocasião, a UE publicou um relatório sobre o estado de avanço das relações entre os dois parceiros, ressaltando a intensidade das trocas de alto nível, bem como o diálogo e a cooperação em torno das questões essenciais, como o desemprego dos jovens e reformas.

Do documento constam ainda a consolidação democrática, a promoção da boa governação, o papel sempre central da sociedade civil tunisina e a gestão concertada da imigração.

«Consideramos que a Tunísia e a UE são parceiros naturais devido aos seus laços geográficos, culturais e comerciais», sublinha a UE no relatório, indicando querer aprofundar a "parceria privilegiada" com a Tunísia e o seu compromisso para com um país «democrático, forte e próspero ».

O relatório lembra que UE lançou em 2016 com a Tunísia a Parceria Especial para a Juventude e que ela está a reforçá-la.

Por sua vez, o comissário europeu para a Política da Vizinhança, Johannes Hahn, lembrou que a UE mobilizou em 2017 300 milhões de euros a favor da Tunísia e que a população espera por resultados tangíveis e progressos.

Frisou no entanto que a situação económica atual neste país necessita da aceleração do processo de reformas institucionais e socioeconómicas.

-0- PANA AK/JSG/FK/DD 10maio2018