Agência Panafricana de Notícias

Bruxelas acolhe cimeira extraordinária sobre imigração

Bruxela , Bélgica (PANA) – Uma cimeira extraordinária dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) realizar-se-á brevemente em Bruxelas sobre a tragédia da imigração após o naufrágio de domingo último no Mar Mediterrâneo.

Entre a Líbia e a Itália, afundou-se na noite de sábado para domingo últimos uma traineira com quase 900 mil clandestinos, dos quais mais de 700 morreram afogados, segundo testemunhos dos sobreviventes resgatos por salvadores italianos.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros reunidos esta segunda-feira no Luxemburgo devem preparar esta cimeira dos líderes europeus.

No mesmo contexto, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzo, lançou domingo um verdadeiro grito de alarme, declarando que a Europa não podia ficar de braços cruzados face às sucessivas tragédias no Mediterrâneo.

O Presidente francês, Fançois Hollande, qualificou traficantes de seres humanos de "terroristas", advogando um envio com urgência de reforços, em termos de homens e de materiais, nomeadamente aviões e barcos, para a operação Triton, de controlo no Mediterrâneo.

A operação Triton, financiada pela UE, sucedeu à operação Mare Nostrum, lançada em 2013 pela Itália, e que permitiu, em um ano, salvar 170 mil pessoas, das quais um número muito grande de Africanos.

-0- PANA AK/JSG/FK/DD 20abril 2015