Agência Panafricana de Notícias

Bruma seca perturba visibilidade em São Tomé e Príncipe.

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A fraca visibilidade motivada por poeiras em suspensão, um fenómeno conhecido por bruma seca, regista-se neste momento em São Tomé e Príncipe, e as autoridades alertaram os pescadores para o perigo da neblina, soube-se de fonte oficial em São Tomé.

“Este fenómeno é provocado pela convergência tropical que vem do sul, e a entrada do anticiclone que vem dos Açores provoca o vento chamado Aramatan, que entra para o deserto e faz com que a poeira se desloque para o Golfo da Guiné”, afirmou o meteorolista Aristomeles Nascimento, em declarações à PANA.

O metreologista avançou, por outro lado, que o volume da poeira que se regista atualmente no arquipélago não coloca em perigo o tráfego aéreo, pelo que nenhum voo foi cancelado por este motivo.

“A poeira em suspensão poderá durar cerca de duas semanas”, indicou.

No entanto, a capitania dos Portos de São Tomé reuniu-se de emergência com os chefes de praias para anunciar uma série de medidas de prevenção aos cerca de três mil pescadores, por forma a evitar o desaparecimento durante a faina.

-0- PANA RMG/IZ 08jan2015