Agência Panafricana de Notícias

Brazzaville acolhe IX Conferência Portuária Pan-africana

Brazzaville, Congo (PANA) – A 9ª Conferência portuária panafricana iniciou-se segunda-feira à noite em Brazzaville com vista a analisar a situação particular das relações entre o Estado e os portos de África, constatou a PANA no local.

Organizada pelo Porto Autónomo de Ponta Negra, sob a égide da Associação Pan-africana de Cooperação Portuária (APCP), esta conferência visa esclarecer os desafios e as implicações ligados à relação "Estado-Cidade e Porto" na implementação dos seus respetivos planos de desenvolvimento.

O encontro deverá permitir aos representantes dos Estados, aos diretores-gerais dos portos, a responsáveis das administrações urbanas, bem como a peritos internacionais começarem a dar respostas à equação tripartida entre o Estado, cidades e portos, relativamente à melhor repartição das responsabilidades entre todos estes intervenientes.

Permitir-lhes-á igualmente definirem um novo quadro de relação onde cada um deva desempenhar o seu papel, de modo construtivo, com vista a um melhor ambiente.

"Face às numerosas implicações do tráfico marítimo internacional, as administrações portuárias devem enfrentar, hoje, um certo número de desafios nomeadamente a necessidade imperiosa de dispor de mais infraestruturas portuárias modernas para acolher e tratar navios cada vez grandes", disse o diretor-geral do Porto Autónomo de Lomé, Fogan Kogjo Adegnon, cumulativamente presidente da APCP, na abertura da conferência.

Segundo ele, os portos devem dispor de espaços mais importantes para projetos de desenvolvimento e de extensão das suas infraestruturas.

-0- PANA MB/JSG/CJB/DD 12dez2012