Agência Panafricana de Notícias

Brasil perdoa $ 1,198 milhões de dívida de Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A Comissão dos Assuntos Económicos (CAE) do Senado do Brasil aprovou um pedido do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para o perdão de 1,198 milhões de dólares americanos da dívida de Cabo Verde, cujo montante total está avaliado em 3,895 milhões de dólares americanos, soube-se na Praia segunda-feira de fonte oficial.
De acordo com fonte do Senado brasileiro, a medida contempla o perdão de 1,198 milhões de dólares referentes aos juros de mora devidos até 31 de Dezembro de 2008.
Paralelamente, a CAE do Senado brasileiro deve aprovar esta semana um contrato de reestruturação da dívida de Cabo Verde ao Brasil.
Contudo, os contratos de reestruturação das dívidas de Cabo Verde mereceram o questionamento por parte de alguns senadores brasileiros da CAE que exigem os mesmos critérios para dívidas contraídas por alguns Estados brasileiros.
É o caso do senador do Paraná, Osmar Dias, que cita o caso do débito que o seu Estado tem com o Tesouro Nacional decorrente da venda de um banco, ao memo tempo que defende que as mesmas condições sejam oferecidas por Brasilia aos empréstimos contraídos pelos agricultores brasileiros.