Agência Panafricana de Notícias

Botswana rejeita declarações de Mugabe

Gaberone, Botswana (PANA) – A ministra tswanesa dos Negócios Estrangeiros rejeitou as declarações do Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, relativas ao fracasso da sua candidatura ao cargo de presidente da Comissão da União Africana (UA).

Segundo o Presidente Mugabe, o fiasco da candidatura da ministra tswanesa dos Negócios Estrangeiros, Pelonomi Venson-Moitoi, ao posto de presidente da Comissão da União Africana deveu-se à falta do apoio do Presidente Ian Khama do Botswana.

Respondendo às declarações do Presidente Mugabe feitas recentemente na África do Sul, o Botswana indicou que "lamenta estas declarações infelizes e completamente erróneas".

“A ministra preferiu, no entanto, não fazer mais comentários, tendo em conta a idade avançada do Presidente Mugabe e, como tal, entende que se deve conceder-lhe uma indulgência”, indica um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A ex-candidata do Botswana ao cargo de presidente da Comissão da União Africana, Venson-Moitoi, isentou o Presidente Khama do seu fracasso e rejeitou as declarações, indicando que o Presidente Khama não era o único chefe de Estado ausente da cimeira.

-0- PANA DRW/AR/ASA/BEH/SOC/CJB/IZ 06out2017