Agência Panafricana de Notícias

Botswana recusa-se a receber refugiados congoleses vindos da Namíbia

Windhoek- Namíbia (PANA) -- O Botswana recusou-se a receber no seu território um grupo de 41 Congoleses tirado discretamente dum campo de refugiados na Namíbia por uma organização local de defesa dos direitos humanos, noticiou quinta-feira a imprensa local citando autoridades tswanesas.
Estes refugiados, das quais mulheres e crianças, foram transportados no fim- de-semana passado até à fronteira com o Botswana pela Namibia's National Society for Human Rights (NSHR), organização namibiana de defesa dos direitos humanos, de acordo com as mesmas fontes.
Bloqueados numa zona tampão na fronteira entre a Namíbia e o Botswana, estes refugiados viviam no campo de Osire, a cerca de 220 quilómetros ao nordeste de Windhoek, a capital namibiana, indicam as fontes.
Face ao dilúvio de críticas, a NSHR declarou ter evacuado os refugiados para o Botswana por causa de ameaças a que estavam sujeitos.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) indicou quinta-feira não estar ao corrente de nenhuma ameaça de morte contra estes refugiados, alguns dos quais viviam na Namíbia há cerca de uma década.
Por sua vez, o ministro namibiano da Imigração, Samuel Goagoseb, declarou que os mesmos deveriam seguir o procedimento normal se eles quisessem deixar o país.
O governante namibiano acusou a NSHR e estes refugiados, devido às suas acções, de tentar "manchar a reputação do país".