Agência Panafricana de Notícias

Botswana com melhor desempenho no combate à sida em África

Dakar- Senegal (PANA) -- O Botswana é o único país africano a atingir o acesso universal à assistência contra a transmissão vertical (da mãe para a criança) do HIV/Sida, revelou segunda-feira o director executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre a Sida (ONUSIDA), Michel Sidibé.
De acordo com Sidibé, o Botswana e a Namíbia são os raros países africanos a atingir o acesso universal à assistência em matéria de transmissão do vírus da sida da mãe para a criança.
Falando à imprensa na capital senegalesa, Dakar, sobre os progressos feitos no acesso universal aos cuidados, Sidibé afirmou que, naqueles dois países, "já não há transmissão (do HIV/Sida) da mãe para a criança".
A transmissão da mãe para a criança pode ser eliminada até 2015 se os Governos se engajarem-se e quando eles aceitarem mobilizarem fundos no interior mesmo dos países africanos e não das instituições internacionais, disse.
"É urgente que os países se mobilizem se querem realmente reduzir a transmissão da sida", disse, indicando não ser aceitável que, cada ano, "quatro mil crianças nascem em África com o HIV/Sida".