Agência Panafricana de Notícias

Botswana advoga muito trabalho para paz em África

Gaborone, Botswana (PANA) - África deve trabalhar para a paz e o crescimento numa altura em que ela está confrontada com diferentes problemas, considerou segunda-feira última o ministro botswanês dos Negócios Estrangeiros, Pelonomi Venson-Moiitoi.

Na sua mensagem pronunciada por ocasião da celebração do Dia de África, o chefe da diplomacia botswanesa sublinhou que o continente negro deve elaborar um plano diretor mais são para ir avante.

"Apesar dos êxitos registados no continente, devíamos estar preocupados com os numerosos problemas com que deparamos, tais como conflitos, taxas elevadas de pobreza e o subdesenvolvimento nalguns países, entre outros fatores", alertou.

A seu ver, não há sobre de dúvida que problemas internos ligados à má governação, a que se junta o ambiente externo desfavorável, estão na base da situação prevalecente no continente hoje.

"Devemos consagrar novamente os nossos esforços a garantir paz duradoura e estabilidade, aceleração do crescimento económico e aprofundamento das reformas em matéria de governação para atingirmos a transformação socioeconómica de África", aconselhou.

"O Dia de África" é celebrado anualmente a 25 de maio para comemorar a criação, nesta data em 1953, da Organização da Unidade Africana (OUA), antecessor da União Africana (UA).

-0- PANA DRW/SEG/ASA/IS/MAR/DD 26maio2015