Agência Panafricana de Notícias

Bostwana e Zimbabwe preocuados com instabilidade em África

Gaborone, Botswana (PANA) – O Bostwana e o Zimbabwe exprimiram as suas preocupações face à instabilidade persistente na República Democrática do Congo (RDC) e à crise política no Lesoto, soube-se de fonte oficial.

Num comunicado transmitido à PANA terça-feira no termo duma sessão da Comissão Permanente Mista Zimbabwe-Bostwana, em matéria de defesa e segurança, organizada na cidade balnear de Victoria Falls, no Zimbabwe, os dois países exigiram uma resolução rápida de todos os problemas ligados à demcoracia na região.

« Esperamos que o Governo de Moçambique e o RENAMO (Revolução Nacional em Moçambique), o segundo maior partido político em Moçambique, continuem os seus esofrços para se entenderem », indica o comunicado.

A Comissão exprimiu igualmente as suas preocupações pela frequência de atividades terroristas no continente africano, sobretudo na África Central, Oriental e Ocidental, bem como na região do Magrebe.

Sublinhou o eventual laço entre o crime transfronteiriço organizado e o terrorismo.

O Bostwana e o Zimbabwe lançaram igualmente um apelo para a supressão da cadeia logística de todos os produtos que financiem o terrorismo nestas regiões.

-0- PANA DRW/AR/ASA/TBM/SOC/MAR 02março2016