Agência Panafricana de Notícias

Boliviano condenado a três anos de prisão efetiva por tráfico de droga

Bamako, Mali (PANA) – Um cidadão boliviano, José Vaca Guary, foi condenado quarta-feira última a três anos de prisão efetiva e a uma interdição de estada de 10 anos no Mali por culpa de tráfico de mais de cinco quilos de cocaína, soube a PANA está quinta-feira de fonte judicial.

Ténico em informática na Bolívia, Mario José Vaca Guary chegou a 23 de dezembro de 2013 ao aeroporto internacional de Bamako-Sénou, no Mali, a bordo dum aparelho da companhia aérea Asky proveniente de Lomé (Togo).

Antes da capital togolesa, ele esteve no Brasil onde uma mala lhe foi entregue por um intermediário com destino a Bamako, em troca duma garantia dos cuidados médicos a favor da sua mãe doente.

Esta mala que continha uma almofada e quatro esteira de esponja impregnada de cocaína, atraiu a curiosidade de agentes do Escritório Central dos Estupefacientes da Polícia maliana que acabou por descobrir que uma outra quantidade de cocaína dissimulada no forro da mala.

« Eu não sabia o que a mala continha. Ele não me disse o nome nem o endereço do destinatário. Ele me deu apenas dois mil dólares americanos e prometeu entregar o resto do dinheiro à minha mãe hospitalizada na Bolívia”, explicou o acusado quando comparecia Tribunal Tribunal Criminal do Mali condenou quarta-feira.

-0- PANA GT/TBM/SOC/FK/DD 15out2015