Agência Panafricana de Notícias

Boko Haram disposta a negociar libertação de alunas raptadas

Lagos, Nigéria (PANA) – A seita islamita Boko Haram, instalada no norte da Nigéria, indicou esta segunda-feira a sua intenção de negociar com as autoridades nigerianas a libertação de mais de 200 alunas raptadas numa escola.

O anúncio desta vontade de negociar foi feito num novo vídeo divulgado pelo líder da seita, Abubakar Shekau.

Shekau, no novo vídeo cujo conteúdo foi retomado pelos órgãos da comunicação social locais, declarou que o Governo deve libertar todos os reclusos da Boko Haram no país se quiser que as raparigas sejam libertas.

O vídeo mostrou igualmente algumas raparigas vestidas do hijab muçulmano tradicional (cinzento e negro) a cobrir todo o corpo, exceto o rosto.

Shekau afirmou igualmente que a maioria das raparigas se converteram do cristianismo ao Islão, enquanto o vídeo mostrava igualmente uma entrevista com algumas raparigas que se identificaram pelos seus nomes.

Num vídeo precedente, Shekau reivindicou os raptos e prometeu vender as raparigas por cerca de 12 dólares americanos cada uma.

Peritos da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos já estão na Nigéria para ajudar o Governo a encontrar e socorrer as raparigas.

-0- PANA SEG/AKA/TBM/FK/IZ 12maio2014