Agência Panafricana de Notícias

Boko Haram causa terríveis crises humanitárias em África, segundo CICV

Túnis, Tunísia (PANA) - O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) afirmou que a rebelião liderada pelo grupo extremista Boko Haram causou uma das mais terríveis crises humanitárias em África, insistindo na necessidade de mais de financiamentos para permitir apoiar as vítimas do conflito.

O presidente do CICV, Peter Maurer, declarou, após uma visita ao nordeste da Nigéria, que "regressamos com a forte impressão que apenas constatámos a parte visível do iceberg", insistindo na necessidade urgente de ajudar as vítimas das agressões sexuais.

Maurer, que falava durante uma conferência de imprensa depois da visita que incluiu Maiduguri onde vivem centenas de milhares de deslocados, lembrou que mulheres e raparigas foram raptadas e violadas por elementos do grupo extremista.

Ele acrescentou que comunidades inteiras fugiram das suas aldeias e necessitam de ajudas que ultrapassam a capacidade do CICV, sublinhando que as práticas feitas desde 2009 pelo Boko Haram causaram a morte de 15 mil pessoas e fizeram deslocar cerca de um milhão e 500 mil outras pessoas.

"Mesmo se os combates terminarem amanhã, a situação necessitará anos de investimentos e de trabalho permanente para voltar a criar empregos, repor os serviços e ultrapassar os choques para o regresso a uma vida normal", advertiu o presidente do CICV.

-0- PANA AD/IN/BEH/MAR/TON 22maio2015