Agência Panafricana de Notícias

Bissau-guineense detido em Cabo Verde com 75 cápsulas de cocaína no estômago

Praia, Cabo Verde (PANA) – A Justiça cabo-verdiana decretou a prisão preventiva de um cidadão bissau-guineense de 32 anos detido no último sábado, no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na cidade da Praia, com 75 cápsulas de cocaína no estômago.

Ele desembarcava dum voo proveniente do Brasil, e as 75 cápsulas que transportava contabilizaram o peso bruto de 884, 531 gramas, apurou a PANA terça-feira
de fonte policial, na capital cabo-verdiana.

Esta nova detenção ocorre depois de, no espaço de cerca de duas semanas, a Justiça cabo-verdiana ter encarcerado outros dois indivíduos naturais da Guiné-Bissau que tentavam entrar ou transitar com droga no arquipélago, em voos da companhia aérea cabo-verdiana (TACV).

O primeiro foi detido a 13 de junho passado ao desembarcar com 114 cápsulas de cocaína no estômago num voo proveniente do Recife, a segunda ligação aérea para o Brasil inaugurada no início do mesmo mês.

Uma semana depois, um outro cidadão da Guiné-Bissau foi detido na posse de 700 gramas de cocaína, quando tentava embarcar num voo da TACV com destino a Lisboa.

Pelo meio, um cidadão boliviano foi apanhado a transportar 96 cápsulas de cocaína (1183,467 gramas), também dentro do próprio corpo.

Em relação a este, a Célula Aeroportuária Anti-Tráficos (CAAT), integrada por efetivos da Polícia Judiciária (PJ), da Polícia Nacional (PN) e da Alfândega, referiu que investigações subsequentes levaram à detenção de dois cidadãos nigerianos, ambos residentes na capital cabo-verdiana.

O suspeito preso no aeroporto, de 39 anos e natural de Santa Cruz, na Bolívia, e os recetores foram apresentados ao juiz do Tribunal Judicial da Comarca da Praia, tendo o cidadão boliviano e um dos nigerianos ficado sob prisão preventiva e o outro com termo de identidade e residência.

Estes casos só vêem engrossar as estatísticas da Polícia Judiciária no que diz respeito a detenções de pessoas ligadas ao tráfico de droga, sendo que, desde janeiro passado, já foram contabilizados mais 10 detenções em flagrante.

-0- PANA CS/IZ 01julho2015