Agência Panafricana de Notícias

Bispos preocupados com crise política na coligação no poder na RD Congo

Kinshasa, RD Congo  (PANA) – Bispos membros do Comité Permanente da Conferência Episcopal Nacional do Congo (CENCO) manifestaram-se preocupados pela crise que mina a coligação no poder, indica o Centro Interdiocesano.

"Um ano após a alternância na magistratura suprema do Estado, crises multiformes surgem e fazem pairar inquietações sobre a mudança social vivamente almejada”, indicaram os bispos numa mensagem lida segunda-feira pelo secretário geral da CENCO, o padre Donatin Nshole.

A reação resulta duma reunião do Comité Permanente da CENCO, realizada de 24 a 28 de fevereiro último em Kinshasa.

Os bispos denunciaram uma tensão preocupante no seio da coligação no poder, que está a repercutir-se na governação e minar o funcionamento do aparelho de Estado.

Para eles, os aliados parecem mais preocupados com o seu posicionamento político do que com o serviço a prestar ao povo que continua na miséria.

"É inaceitável que o país seja tido como refém dum acordo que, aliás é oculto”, sublinharam os prelados congoleses, defendendo que muitos problemas com que o país está confrontado continuam sem soluções adequadas, devido a esta crise.

Também deploraram o enriquecimento injustificável e escandaloso dum punhado de atores políticos, em detrimento da grande maioria da população, bem como a persistência da corrupção e dos desvios de fundos públicos.

"As medidas anunciadas para combaterem estes males continuam sem efeitos”, deploraram os dignitários religiosos, antes de manifestarem igualmente preocupações relativas à persistência da insegurança no leste do país, onde imperam grupos armados locais e estrangeiros, particularmente nas províncias de Ituri, de Kivu-Norte e Sul.

Os bispos também estigmatizaram a falta de recenseamento da população e a problemática de ocupação de terras que provocam conflitos intercomunitários, especialmente nas zonas onde as populações receiam a balcanização do país, bem como o adiamento indeterminado das eleições autárquicas.

-0- KON/TBM/FK/DD 3março2020