Agência Panafricana de Notícias

Bispos benineses defendem eleições legislativas transparentes e pacíficas no Benin

Cotonou, Benin (PANA) - A Conferência Episcopal do Benin (CEB) advogam eleições legislativas transparentes e pacíficas, de acordo com um comunicado da referida instituição divulgado no fim de semana.

"Que as eleições legislativas de 28 de abril de 2019 se realizem com transparência, em paz e harmonia. Que elas sejam, uma vez mais vez, o sinal de maturidade do nosso modelo democrático, através da livre expressão da pluralidade de opiniões e de projetos de sociedades", indica a nota a que PANA teve acesso em Cotonou.

Os bispos esperam que todos os atores políticos se abstenham de qualquer forma de corrupção para que todos os cidadãos possam votar real e livremente, de acordo com a sua consciência.

Em várias ocasiões, a Igreja Católica denunciou o poder corrupto com dinheiro na vida política beninense.

A Conferência Episcopal convidou igualmente a Comissão Eleitoral Nacional Autónoma (CENA) e a todas as instituições envolvidas na organização das eleições a cumprirem a sua missão, temendo ae Deus, para que os resultados estejam de acordo com a verdade das urnas e não faça objeto de qualquer suspeita prejudicial à paz social.

A CEB disse ter observado o ressurgimento de atividades políticas nas cidades e nos campos, da formação de grandes blocos políticos, em resposta à implementação de reformas partidárias.

Para os bispos, esses movimentos parecem introduzir progressivamente uma atmosfera de pré-campanha eleitoral.

Aconselharam a todas as partes a serem calmas umas para com as outras, e a respeitarem textos da República.

As eleições legislativas, no Benin, ocorrerão a 28 de abril próximo com a participação prevista de cinco milhões 37 mil 785 eleitores contra quatro milhões 746 mil 348 registados em 2016.

-0- PANA IT/DIM/DD 21jan2019