Agência Panafricana de Notícias

BIDC empresta $ 2,5 milhões à empresa gambiana de scanners

Lomé- Togo (PANA) -- O Banco de Investimento e Desenvolvimento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (BIDC) emprestou sexta-feira cerca de dois milhões 500 mil dólares americanos à firma gambiana "Scanning System Company Gambia Limited (SSCGL)" para refinanciamento parcial dos seus equipamentos.
A SSCGL administra scanners ao porto e ao aeroporto de Banjul, no quadro dum contrato designado por "Build, Operate and Transfer (BOT)", soube a PANA no fim-de-semana na capital togolesa.
Segundo os seus signatários, o acordo de empréstimo assinado sexta-feira visa, entre outros, lutar eficazmente contra a fraude aduaneira e a entrada de produtos ilícitos tais como as armas e a droga, bem como mercadorias de contrabando, no território gambiano, graças a meios tecnológicos avançados.
Ele visa ainda facilitar as operações aduaneiras e aumentar as receitas alfandegárias.
Este acordo de empréstimo, assinado pelo presidente do BIDC, Christian Adovelande, e pelo presidente director-geral da SSCGL, Mory Diane, eleva para cerca de 28 milhões de dólares americanos o total dos apoios financeiros do BIDC à Gâmbia.
A SSCGL assinou igualmente há vários dias um contrato de concessão com a Comissão da União Económica e Monetária Oeste- Africana (UEMOA) para a instalação e a gestão de scanners no posto fronteiriço de Cinkassé, entre o Togo e o Burkina Faso.