Agência Panafricana de Notícias

BIDC disponibiliza três milhões de dólares para apoiar Grandes Moinhos de Teneré no Níger

Lomé,Togo (PANA) – O Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO (BIDC) disponibilizou um bilião e 550 milhões de FCFA (mais de três milhões de dólares americanos) para a sociedade dos Grandes Moinhos de Ténéré (GMT) no Níger, soube a PANA de fontes próximas do Banco na sua sede em Lomé.

Este empréstimo equivalente a 48 porcento do projeto cujo custo estimativo global é de três biliões e 260 milhões de FCFA (mais de seis milhões e 500 mil dólares americanos), vai ajudar os Grandes Moinhos de Ténéré (GMT) a adquirir uma unidade de moagem, designadamente os Moinhos do Sahel (MDS-Níger), através do mecanismo de retomada de cessão de ativos.

Também vai permitir renovar e nomalizar esta unidade adquirida, de acordo com as fontes.

O projeto, indica o BIDC, justifica-se por um lado pela "existência duma importante procura nacional de cerca de 90 mil toneladas de farinha de trigo por ano, coberta até agora essencialmente pelas importações, e por outro, pela oportunidade duma implantação industrial noutros Estados da UEMOA (União Económica e Monetária Oeste-Africana)".

Os GMT pretendem criar 90 empregos através deste projeto, passar a oferecer produtos de qualidade e reduzir as importações nesta área.

O acordo de empréstimo foi assinado pelo presidente do BIDC, Bashir Ifo, e pelo Presidente-Diretor-Geral da sociedade dos GMT Níger S.A, Baby Houd.

-0- PANA FAA/TBM/IBA/CJB/DD 18dez2012