Agência Panafricana de Notícias

BID concede $ 58 milhões à Mauritânia para projetos sociais

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- O Banco Islamita de Desenvolvimento (BID) emprestou à Mauritânia 58 milhões de dólares americanos para projetos de abastecimento de água potável, indica um comunicado entregue à PANA.
O fundo permitirá igualmente financiar a construção de um troço rodoviário que liga três regiões do interior do país, segundo a fonte.
O primeiro empréstimo de cerca de 28 milhões de dólares americanos vai servir para o abastecimento de água potável a partir de uma barragem situada na região de Kaedi (Sul).
Permitirá também abrir uma zona denominada Aftout que atraversa ao mesmo tempo várias regiões do país e que é considerada como uma das mais pobres da Mauritânia, lê-se no texto.
O segundo crédito, de 30 milhões de dólares americanos, destina-se à realização duma estrada que liga as regiões de Tidjikja (centro), Kiffa (leste) e Sélibaby (sudeste).
Desde a sua criação, o volume global das ações do BID para apoiar o desenvolvimento da Mauritânia atinge 670 milhões de dólares americanos.
As intervenções do BID abrangem diversas áreas, nomeadamente a saúde, o apoio a projetos de desenvolvimento agrícola, a segurança alimentar, o setor privado, precisamente o financiamento das Pequenas e Médias Empresas (PME), e a pesca.