Agência Panafricana de Notícias

Bens confiscados de ex-Presidente tunisino e de próximos leiloados na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - Bens confiscados pelas novas autoridades tunisinas ao ex-Presidente Ben Ali e aos seus então próximos foram leiloados sábado para reforçar o orçamento do Estado de cerca de 20 milhões de dinares (cerca de 10 milhões de euros), segundo o vice-ministro das Finanças, Slim Besbès.

O ditador derrubado fugiu em janeiro de 2011 fugiu para a Arábia Saudita com a sua esposa Leila Trabelsi, escurraçados por uma revolução popular após 23 anos de poder absoluto.

Inaugurada pelo chefe do Governo Hamadi Jebali na presença de diplomatas estrangeiros, a exposição organizada no subúrbio norte de Túnis, estreitamente cercado pelas forças da segurança, devidamente equipadas.

Entre os bens leiloados figuram 39 carros de luxo, dos quais um Lamborghini Gallardo LP 460, um Rolls Royce, um Bentley continental sport, uma limusina blindada Cadillac e um Maybach 62.

Fazem igualmente parte deste lote, quadros de artes de grandes pintores tunisinos e estrangeiros, jóias de ouro e de diamante, tapetes, objetos em porcelana e outros efeitos pessoais de valor que pertencem ao casal presidencial destituído.

Estes bens estão expostos "para mostrar à opinião pública o grau de extravagância excessiva que se permitiam o clã Ben Ali-Trabelsi em detrimento dos fundos do contribuinte", fisse o ministro dos Assuntos Sociais, Khalil Zaouia.

O ministro da Cultura, Mehdi Mabrouk, declarou-se, por sua vez, oposto à venda dos quadros e de outros objetos que "fazem parte do património nacional e que deverão figurar mais em museus".

-0- PANA BB/AAS/MAR/DD 23dez2012