Agência Panafricana de Notícias

Benin presta socorro a vítimas congolesas

Cotonou, Benin (PANA) – O Governo beninense compadeceu-se do povo congolês na sequência da morte de cerca de 200 pessoas nas explosões dum campo militar no nordeste da capital do país, Brazzaville, através de doações e envio de pessoal sanitário, segundo um comunicado do Conselho de Ministros divulgado quinta-feira.

Segundo este comunicado, o Governo beninense, "muito sensível às duras provas com que está confrontado o Congo", decidiu, "num impulso de solidariedade", oferecer ao povo congolês, 150 toneladas de arroz, mil mosquiteiros e vários kits de medicamentos.

As autoridades beninenses pretendem igualmente colocar à disposição do Governo congolês os serviços de sete médicos especialistas de grandes queimaduras e de cinco técnicos de desminagem para contribuir no tratamento das pessoas afetadas.

Segundo fontes oficiais, as explosões de armas e munições no campo militar de Mpila, no nordeste de Brazzaville, domingo último, fizeram 200 mortos, 13 mil 854 de sem-abrigos e dois mil 315 feridos.

Uma delegação governamental conduzida pelo chefe de Estado, Boni Yayi, também presidente em exercício da União Africana (UA), deslocou-se quarta-feira ao local para manifestar ao povo congolês a compaixão do Benin e da UA.

-0- PANA IT/TBM/CJB/IZ 09mar2012