Agência Panafricana de Notícias

Benin aspira à autonomia enérgetica

Cotonou, Benin (PANA) - O Benim alcança brevemente a sua autonomia energética, garantiu terça-feira o Presidente da República, Patrice Talon.

 “Enquanto falo com vocês, o nosso país produz sozinho a metade das nossas necessidades atuais e será completamente autossuficiente detro de 18 meses”, anunciou Talon num mensagem sobre o Estado da nação na Assembleia Nacional.

No decurso deste exercício constitucional, o Presidente beninense referiu que a qualidade e a estabilidade da corrente elétrica distribuída deixa muito a desejar devido ao subdimensionamento e à degradação da rede de distribuição.

Esta situação, ainda muito prejudicial a  poucos de nós que dispomos de uma ligação elétrica, em breve, será uma má lembrança atendendo aos investimentos em curso, assegurou.

Quanto ao setor da água, Talon declarou que este precioso líquido está atualmente ao alcance de dois em cada três Beninenses.

Com base na dinâmica atual neste setor, quase todos os nossos compatriotas disporão deste bem elementar antes do fim do nosso mandato”, concluiu.

 -0- PANA IT/IS/MAR/DD 29dez2020