Agência Panafricana de Notícias

Benin adere a programa de faciliação de abastecimento de produtos petrolíferos

Cotonou, Benin (PANA) - O Benin acaba de aderir ao Programa Regional de Facilitação do Abastecimento de Produtos Petroleiros no espaço da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), soube-se domingo de fontes oficiais, em Cotonou.

Esta decisão do Governo beninense visa conformar-se com o Programa Regional que convida cada Estado a a afinar a sua política nacional de abastecimnto de produtos petrolíferos, associada a uma estratégia aplicada e velar pela segurança e pela redução dos custos de transporte.

Por isso, um estudo será brevemente realizado sobre o desenvolvimento da capacidade de armazenagem e os meios de transporte massivos dos produtos petroleiros nas fronteiras abrangidas.

Devido à sua posição geográfica e às condições de segurança que oferece, o Benin pode tornar-se um hub regional no plano de abstecimento e de distribuição de produtos petroleiros.

Deve, por isso, realizar investimento, nomeadamente, no quadro de uma parceria público- privada, com o objetivo de aumentar as suas capacidades de armazenagem atual, desenvolvendo meios de transporte principalmente para servir os países do interior.

-0- PANA IT/BEH/MAR 10fev2019