Agência Panafricana de Notícias

Bélgica suspende cooperação policial com Burundi

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Bélgica decidiu suspender o programa de cooperação policial com o Burundi e o apoio ao processo eleitoral devido a violências das forças da ordem contra manifestantes que protestam contra a candidatura do Presidente cessante, Pierre Nkurunziza, a um terceiro mandato na liderança deste país dos Grandes Lagos, soube a PANA segunda-feira de fonte oficial.

Num comunicado transmitido segunda-feira à imprensa, o ministro belga da Cooperação para o Desenvolvimento, Alexander De Croo, anunciou que "nas circunstâncias atuais" o Governo suspende o apoio ao processo eleitoral para o qual um montante de quatro milhões de euros foi reservado, dos quais Bruxelas já desembolsou dois milhões ao Burundi.

A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia revelou que, nas circunstâncias atuais, as condições para eleições livres no Burundi não estão reunidas.

Além disso, um montante restante de dois milhões de euros reservados para a formação da Polícia burundesa será congelado, indica o comunicado.

Um primeiro envelope de um milhão de euros dum total de três milhões já foram concedidos, segundo o comunicado.

O programa de cooperação policial é garantido pela Bélgica (três milhões de euros) e pelos Países Baixos (dois milhões de euros), precisou o comunicado do Governo belga.

-0- PANA AK/IS/MAR/TON 11maio2015