Agência Panafricana de Notícias

Bélgica saúda com reservas anúncio de realização de diálogo nacional na RD Congo

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, saúda o anúncio, pelo Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, da realização brevemente, no país, dum diálogo nacional que reunirá a maioria presidencial, a oposição e a sociedade civil congolesas.

Num comunicado transmitido, esta quinta-feira à imprensa, o chefe da diplomacia belga deplorou no entanto que os contornos deste diálogo não ainda fossem conhecidos.

Todavia, Reynders indicou que o mesmo terá a ver com « um calendário eleitoral, meios financeiros a disponibilizar e a garantia da segurança do processo eleitoral ».

O diplomata considera « essencial que este diálogo se inscreva no quadro da Constituição e no respeito estrito pelos prazos eleitorais ».

Também acha "necessário" que sejam realizadas, na RDC, « eleições credíveis, inclusivas, apaziguadas e transparentes ».

Acrescentou que a Bélgica está disposta a apoiar o processo eleitoral » desde que a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) adote um calendário credível, um orçamento claro, razoável e transparente bem como um plano de desembolso credível ».

-0- PANA AK/IS/FK/DD 12nov2015