Agência Panafricana de Notícias

Bélgica saúda Etiópia por respeitar direitos humanos e Estado de direito

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Conselho Europeu saúda o empenho do Governo etíope na democracia multipartidária no respeito pelos direitos humanos, pelo Estado de direito e pelo género.

Num relatório concludente sobre a Etiópia, o Conselho sublinhou segunda-feira que a Etiópia fez mudanças consideráveis e que as reformas económicas e políticas deram um impulso à liderança do primeiro-ministro, Abiy Ahmed. .

"A sua ambiciosa agenda para uma sociedade etíope justa e mais democrática é um exemplo positivo para a região e além", indicou o Conselho Europeu, antes de encorajar o governo etíope a "continuar os seus esforços nesta área e facilitar um diálogo com todas as partes interessadas".

De acordo com as conclusões do Conselho, as partes interessadas, incluindo autoridades regionais e nacionais, grupos da oposição, a sociedade civil, grupos de jovens e a imprensa, vão todos no sentido de buscar soluções duradouras para uma melhor governação, uma melhor justiça e a responsabilidade.

Também estas conclusões favorecem a realização de eleições, a criação de empregos e a resolução de desafios de segurança na Etiópia.

-0- PANA AR/BAD/IS/DIM/DD 20nov2018