Agência Panafricana de Notícias

Bélgica rejeita nacionalidade a cunhado de ex-Presidente ruandês

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Tribunal de Apelação de Bruxelas rejeitou o pedido de nacionalidade de Séraphin Rwabukumba, cunhado do defunto Presidente Juvénal Habyrimana do Ruanda, suspeito de participação no genocídio dos Tutsis em 1994 no seu país, soube-se de fonte judiciária.

Segundo um relatório dos serviços de informação belgas, o Tribunal de Bruxelas abriu um processo contra Séraphin Rwabukumba por crime de guerra ligado ao genocídio ruandês, indica um comunicado.

Se for incriminado no termo deste procedimento, Rwabukumba será julgado na Bélgica com base na lei de competência universal que autoriza os tribunais a julgar neste país estrangeiros por crimes de guerra cometidos no estrangeiro.

No passado, três religiosas ruandesas originárias de Butaré, perseguidas pela sua participação no genocídio, foram condenadas a pesadas penas de prisão pelo Tribunal Criminal de Bruxelas.

Depois de cumprir as suas penas de prisão, os estrangeiros são expulsas da Bélgica e enviados aos seus países de origem ou a um outro país de acolhimento.


-0- PANA AK/TBM/SOC/MAR/TON 20jan2011