Agência Panafricana de Notícias

Bélgica oferece 9 milhões de euros para populações da Bacia do Lago Tchad

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O ministro belga da Cooperação para o Desenvolvimento, Alexander De Croo, anunciou terça-feira a concessão de nove milhões de euros a favor das populações da Bacia do Lago Tcahd onde as ações do grupo terrorista islamita Boko Haram deslocaram dois milhões e 900 mil pessoas.

Num comunicado transmitido à imprensa em Bruxelas, De Croo indica que nove milhões de pessoas na Bacia do Lago Tchad precisam de ajuda humanitária.

Segundo a nota, para o período de 2016 a 2017, os fundos desembolsados serão conjuntamente geridos pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), pelo Programa Alimentar Mundial (PAM), pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação das Ajudas Humanitárias (OCHA) bem como pela Organização não Govermental CÁRITAS.

A nota precisa que dos fundos cedidos, dois milhões de euros se destinam ao CICV que opera no nordeste da Nigéria em colaboração com as autoridades, as Forças Armadas, a sociedade civil e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Por outro lado, o PAM disporá de três milhões de euros para as operações aéreas na Nigéria e no Tchad visando facilitar o acesso rápido às populações necessitadas.

Finalmente, dois milhões de euros estarão reservados à CARITAS para ajudar as populações vulneráveis do Níger, visando sobretudo limitar os impactos da seca e as deslocações das populações que fogem às atrocidades perpetradas pela seita Boko Haram.

-0- PANA AK/BEH/SOC/FK/IZ 24ago2016