Agência Panafricana de Notícias

Bélgica insta Burundi a investigar sobre 47 casos de execuções sumárias no noroeste do país

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Bélgica exorta as autoridades burundesas a investigarem sobre casos de execução sumária cometidos por homens armados, no início de janeiro de 2015 em Cibitoke, no noroeste do país, e denunciadas num relatório da Human Rights Watch (HRW), organização de defesa dos direitos humanos.

Segundo o relatório, pelo menos 47 pessoas foram massacradas pelas forças de segurança e por homens identificados como jovens militantes do Conselho Nacional para Defesa da Democracia e Frente de Defesa da Democracia (CNDD-FDD), partido do atual chefe de Estado, Pierre Nkuruziza.

Num comunicado transmitido pelo Governo belga à imprensa, o ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, apela aos responsáveis burundeses para identificarem os autores destas execuções extrajudiciais, para que sejam julgados.

O chefe da diplomacia belga lembra que a defesa do território nacional contra ataques de rebeldes é legítima, mas o respeito pelos direitos humanos e pelo direito internacional humanitário.

Sublinhou que "os movimentos filiados em partidos políticos como o CNDD-FDD não têm por vocação exercer responsabilidades paramilitares ou da Polícia.

-0- PANA AK/TBM/MAR/DD 16fev2015