Agência Panafricana de Notícias

Bélgica financia com 25 milhões de euros programa de luta contra doença do sono

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O ministro belga da Cooperação, Alexander De Croo, anunciou esta quarta-febres, em Genebra, na conferência internacional de especialistas da saúde sobre as doenças tropicais negligenciadas, que a Bélgica vai financiar com 25 milhões e 300 mil euros, num período de nove anos, um programa de luta contra a doença do sono que pode afetar 20 milhões de pessoas no mundo.

O governante belga precisou que, atualmente, 85 porcento dos casos declarados da doença do sono estão na RD Congo, país mais afetado por esta patologia.

A Fundação Bill e Melinda Gate, que concluiu um acordo com a Bélgica para participar neste programa de sáude, concederá uma soma equivalente.

A doença do sono ou Tripanossomíase tropical, é causada pela mosca Tsé-Tsé cujos ataques contra o homem provocam fortes febres, causando progressivamente uma fraqueza acrescida antes de atacar numa segunda fase o cérebro, e levar a um coma irreversível que causa a morte do paciente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 20 milhões de pessoas poderão ser afetadas no mundo e a ausência de tratamento provoca em 100 porcento a morte.

A doença do sono alarga-se atualmente a 24 países no mundo.

-0- PANA AK/IS/FK/IZ 19abril2017