Agência Panafricana de Notícias

Bélgica exige inquérito independente sobre violência em Kinshasa

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Bélgica pediu a abertura dum inquérito internacional independente sobre os confrontos que fizeram vários mortos, na semana passada, em Kinshasa, capital congolesa, durante confrontos entre manifestantes e forças da ordem na capital congolesa.

Num comunicado transmitido esta segunda-feira à imprensa, o ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, exprime a sua « profunda preocupação pelo clima de violência prevalecente em Kinshasa ».

Face à gravidade dos factos, o chefe da diplomacia belga exorta todos os atores a não utilizar a violência, lembrando que a responsabilidade primeira das forças de segurança é “a manutenção da ordem pública de forma proporcional”.

Para a Bélgica, um inquérito independente « deve permitir estabelecer a responsabilidade individual das pessoas implicadas nos factos ».

Os manifestantes exigem do Presidente congolês Joseph Kabila a sua retirada do poder, em conformidade com a Constituição, o mais tardar a 19 de dezembro de 2016, fim do seu segundo e último mandato na magistratura suprema do país, lembre-se.

A Bélgica está a construir, na Avenida 30 de junho, no centro de Kinshasa, novas instalações da sua embaixada cuja inauguração está prevista para janeiro de 2017.

-0- PANA AK/BEH/FK/IZ 26set2016