Agência Panafricana de Notícias

Bélgica envia laboratório móvel à Guiné Conakry para lutar contra Ébola

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Bélgica enviará um laboratório móvel de saúde à Guiné Conakry para ajudar este país a lutar contra a doença do vírus do Ébola que já matou 6.500 pessoas na África Ocidental, soube-se de fonte oficial terça-feira em Bruxelas.

De acordo com um comunicado do Ministério belga dos Negócios Estrangeiros enviado terça-feira à imprensa, este laboratório será acompanhado por uma equipa B-Fast (Belgian First Aid and Support Team), uma unidade de intervenção rápida em caso de necessidade humanitária de emergência.

Montado com a ajuda da Universidade Católica de Louvain e da Agência Espacial Europeia, o laboratório, dotado de capacidade de comunicação, deve permitir analisar amostras de sangue "mais próximo da área afetada pelo Ébola", precisa o comunicado.

O transporte desta unidade móvel será assegurada pela Comissão Europeia até a localidade de Nzerèkorè, na Guiné Conakry, indica a fonte.

A equipa B-Fast é composta por militares, médicos e outros auxiliares de saúde, cuja segurança no local será guarantida por França.

O Governo belga mobilizou 1,5 milhão de euros para esta operação B-Fast por um período de um mês renovável.

A Bélgica já concedeu 35 milhões de euros às organizações multilaterais de ajuda para lutar contra a doença do virus do Ébola.

-0- PANA AK/DIM/TON 09dezembro2014