Agência Panafricana de Notícias

Bélgica envia 80 soldados para formação de batalhão de reação rápida na RD Congo

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Bélgica enviará, a 15 de outubro próximo, 80 soldados à República Democrática do Congo (RDC) para formar, durante seis meses, "um batalhão de reação rápida" das Forças Armadas deste país (FARDC), anuncia um comunicado do Governo belga transmitido quarta-feira à imprensa em Dakar.

Baseados em Kindu, os militares belgas estarão encarregues da formação do 322º batalhão das FARDC.

Lembre-se que o 321º batalhão foi formado por instrutores enviados pelo Exército belga e interveio, há dois anos, em Mbandaka, para combater um grupo rebelde congolês que perpetrava ataques contra a capital da província do Equador.

Este mesmo batalhão de reação rápida repeliu igualmente o ataque perpetrado por um comando rebelde proveniente de Brazzaville contra a residência do Presidente congolês Joseph Kabila em Kinshasa, no início deste ano.

Soldados belgas em número de 22 estão engajados atualmente na Missão das Nações Unidas para a Estabilização da RDC (MONUSCO), enquanto 10 outros soldados belgas participaram na formação do 321º batalhão e sete militares belgas estão encarregues duma missão de formação dos formadores das FARDC.

Com o envio de 80 soldados, são, no total, 120 militares belgas que integrarão as diferentes missões no quadro dum acordo de cooperação militar entre a Bélgica e a RDC.

-0- PANA AK/JSG/FK/IZ 21set2011