Agência Panafricana de Notícias

Bélgica e Burkina Faso examinam retomada de cooepração

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O ministro belga da Cooperação para o Desenvolvimento, Alexander de Croo, organizou quinta-feira em Bruxelas um seminário de peritos para a retomada da cooperação entre a Bélgica e o Burkina Faso, soube-se de fonte oficial.

Esta reunião na qual eram convidados os peritos da União Europeia bem como o responsável de negócios do Burkina Faso, na Bélgica, tinha por objetivo examinar diferentes projetos de desnvolvimento que a Bélgica conta relançar com este país.

A Bélgica pôs termo à toda a cooperação com o Burkina Faso sob o regime destituído de Blaise Compaoré.

Depois de ter reintegrado o Burkina Faso na lista dos países africanos que podem beneficiar da ajuda pública ao desenvolvimento (APD) da Bélgica, depois da partida do poder de Blaise Compaoré, a Bélgica encara "apoiar o Burkina Faso no seu desenvolvimento democrático e socioeconómico", segundo um comunicado transmitido à imprensa no termo da reunião.

Depois do exame de diferentes pistas, a Bélgica decidiu reforçar os serviços de saúde, o abastecimento de água, a agricultura, o planeamento familiar e a saúde reprodutiva bem como a urbanização, revela o comunicado.

No quadro duma abordagem integrada, a segurança alimentar será incluída no programa de cooperação biletaral, indica a mesma fonte.

-0- PANA AK/BEH/MAR/IZ 11set2015