Agência Panafricana de Notícias

Bélgica desembolsa mais de $ 34 milhões para redinamização económica no Mali

Bamako, Mali (PANA) – A Bélgica disponibilizou quarta-feira ,mais de 20 biliões de francos CFA (mais de esta semana uma convenção de financiamento no valor de mais de 20 biliões de francos CFA(mais de 34 milhões de dólares americanos) para a redinamização económica e o desenvolvimento sustentável para o período 2016-2019, soube a PANA de fonte segura

Este novo programa, cujo acordo foi rubricado pela Bélgica e o Mali em Bruxelas, visa apoiar reformas institucionais no Mali para uma melhor governação local.

Apoia igualmente o crescimento económico inclusivo através do desenvolvimento rural e da segurança alimentar.

Este programa vai atribuir uma atenção particular aos direitos humanos e às mulheres, ao ambiente bem como à mudança climática, devendo ser executado sob a égide da Cooperação Técnica Belga (CTD) em parceria com agências onusinas especializadas como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e ONU-Mulheres.

A convenção foi rubricada pelo ministro maliano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Abdoulaye Diop, e pelo ministro belga da Cooperação para o Desenvolvimento, Alexander Decroo, estando este último, desde segunda-feira última, a efetuar uma visita ao Mali no quadro da quinta Comissão Mista Bélgica-Mali.

Decroo, cumulativamente vice-primeiro-ministro belga, foi recebido no início desta semana em audiência pelo Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita.

Segundo a Presidência maliana, o encontro entre as duas personalidades versou sobre o reforço da cooperação entre o Mali e a Bélgica, a aplicação do Acordo de Paz e Reconciliação no Mali, investimentos e a cooperação universitária.

-0- PANA GT/BEH/IBA/FK/DD 22junho2016