Agência Panafricana de Notícias

Bélgica condena recentes massacres perpetrados no leste da RD Congo

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Bélgica condena os massacres perpetrados recentemente na zona de Beni Butembo, no leste da República Democrática do Congo (RDC) contra populações civis de que resultou a morte de 80 pessoas, soube-se de fonte oficial.

Num comunicado governamental, transmitido à imprensa, o ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, exprimiu a sua consternação sobre estas matanças cometidas por elementos pertencentes ao grupo armado rebelde ugandês Adf-Nalu, apresentando ao mesmo tempo as suas condolências às famílias das vítimas.

O chefe da diplomacia belga sublinha que "a brutalidade e a amplitude destas matanças" demonstram que, apesar das importantes operações militares levadas a cabo recentemente nesta região pelas Forças Armadas da RD Congo (FARDC) e pela Missão das Nações Unidas no Congo (Monusco), esforços devem ainda ser envidados para repor a autoridade do Estado no leste da RDC.

Para a Bélgica, é importante que os autores destes crimes "cobardes e desumanos" sejam julgados e que as FARDC continuem os seus esforços para erradicar os grupos criminosos que aterrorizam as populações neste país, sublinha o comunicado.

-0- PANA AK/BEH/IBA/MAR/DD 06nov2014