Agência Panafricana de Notícias

Bélgica condena ataque perpetrado contra Missão da ONU no Mali

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Bélgica « condenou com veemência” o novo ataque de que foi alvo, segunda-feira última na província de Kidal (norte) a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA), causando a morte de um soldado tchadiano e fazendo oito feridos, soube-se quarta-feira, de fonte oficial.

Depois de denunciar, num comunicado, a multiplicação dos incidentes de segurança no Mali, o ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, considera que este novo ataque perpetrado contra a MIMUSMA deve ser condenado, de maneira mais energética pois, frisou, ele constitui « uma tentativa de fragilização » do processo de aplicação do Acordo de Paz Inter-maliano.

Nesta nota, o chefe da diplomacia belga exprimiu a sua solidariedade ao comandante da MINUSMA e aos países contribuintes de tropas, especialmente o Tchad, « de novo enlutado ».

O texto lembrou que a Bélgica participa com um contingente de 175 soldados na EUTM (Missão Europeia de Formação e Treino do Novo Exército Maliano".

-0- PANA AK/IS/IBA/FK/DD 6out2016