Agência Panafricana de Notícias

Bélgica concede 293 mil euros a Burundi para eleições

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Bélgica vai mobilizar 293 mil euros para financiar, na fase da observação eleitoral, as eleições comunais, parlamentares e presidenciais previstas este ano no Burundi, anunciou o ministro belga da Cooperação, Alexander de Croo.

Estes fundos serão postos à disposição de duas ONG belgas, designadamente a "11.11.11" e a ONG francófona "Comission Justice e Paix", que têm por objetivo acompanhar com formação, enquadramento e financiamento as ONG burundesas "Coalition de la société civile pour le Monitoring des élections" (COSOME) e a "Coalition Episcopale Justice et Paix-Burundi" (CEJP-Burundi).

Estas duas ONG burundesas detêm perícia em missões de observação eleitoral, tendo realizado esta missão durante as eleições de 2005 e 2010.

Para tal, as duas organizações burundesas vão desdobrar oito mil observadores em todo o território nacional.

As ONG belgas e burundesas envolvidas no processo eleitoral burundês pretendem contribuir para um processo eleitoral "livre, transparente, viável, pacífico e inclusivo", sublinha um comunicado oficial transmitido à imprensa em Bruxelas.

-0- PANA AK/IS/MAR/TON 16março2015