Agência Panafricana de Notícias

Bélgica concede 1,5 milhão de euros para luta contra Ébola

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Bélgica concedeu um milhão e 500 mil euros para a luta contra a doença do vírus do Ébola na África Ocidental, anunciou o ministro belga da Cooperação para o Desenvolvimento, Alexander De Croo, num comunicado de imprensa.

Estes créditos adicionais que serão geridos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) servirão para apoiar os centros locais de saúde na Guiné Conakry, na região de Nzerekoré, precisa o comunicado.

Com estes créditos, a UNICEF poderá prestar assistência a pelo menos 400 associações de vigilância de bairro que servem de ligação entre as comunidades locais e os centros de pesquisa encarregue de informar as populações locais sobre a prevenção sanitária.

A Bélgica instalou um laboratório móvel em Nzerekoré para a identificação rápida das pessoas afetadas pelo vírus do Ébola e para o rastreio dos contatos.

O laboratório móvel é dirigido pela B-Fast, estrutura belga de assistência humanitária que trabalha em colaboração com os líderes espirituais e os vereadores para sensibilizar a população sobre os riscos do Ébola.

Os créditos concedidos pelo Governo belga acrescentam-se aos 37 milhões de euros já disponibilizados pela Bélgica às organizações humanitárias para conter a epidemia do Ébola, que já matou oito mil e 921 pessoas nos três países afetados pelo vírus, nomeadamente a Guiné Conakry, a Serra Leoa e a Libéria.

-0- PANA AK/IS/MAR/TON 05fevereiro2015